ronoaldo
Tutorial Google App Engine Java

Updated 2 years ago

Tutorial Google App Engine Java

Computação em Nuvem é o novo padrão para o desenvolvimento de aplicações escaláveis e fáceis de gerenciar. O Google App Engine é uma plataforma de computação em núvem que permite focar no desenvolvimento de seu negócio sem ter que se preocupar com a infra-estrutura. O Google gerencia a infra-estrutura onde seu aplicativo é executado, e você não precisa cuidar de tarefas como atualizações do sistema operacional.

A linguagem de programação Java é uma das mais populares do mundo [1][1]. Devido à essa popularidade, existe um enorme ecossistema em torno da mesma, incluindo diversos projetos da fundação Apache, frameworks como o Spring, Hibernate e comunidades como o GUJ [2][2].

No Google App Engine, o ambiente de execução Java oferece suporte ao Java 7. Entretando seu aplicativo é executado em uma "sandbox", ou seja, sua aplicação não possui acesso a alguns recursos como escrever arquivos no disco local. Essa é uma decisão de design para permitir que novas instâncias de sua aplicação sejam iniciadas conforme a quantidade de requisições recebidas. Desta forma, sua aplicação pode ter zero instâncias nos momentos em que não existem acessos, e centenas de milhares de instâncias em picos de tráfego.

Para quem é este livro

Este livro é um tutorial resumido, em português, que lhe permitirá dar os primeiros passos no Google App Engine utilizando a linguagem de programação Java.

Apesar de não ter como objetivo ensinar lógica de programação, esperamos que o livro auxilie quem está começando com o desenvolvimento de aplicações web.

Material de Apoio

O material de apoio do livro está disponível no repositório do Github: https://github.com/ronoaldo/tutorial-google-appengine-java. O repositório possui as três etapas de codificação realizadas neste livro. Para alternar entre as etapas, utilize o seguinte comando:

git checkout -f passo0

Substitua passo0 no comando acima por alguma das tags do repositório, para navegar pelas etapas ao longo do livro.