ronoaldo
Tutorial Google App Engine Python

Updated 3 years ago

Tutorial Google App Engine Python

Computação na nuvem é o novo modelo para o desenvolvimento de aplicações web globalmente distribuídas e escaláveis. Manter uma infra-estrutura capaz de comportar um grande volume de acessos pode sair caro, especialmente porque você terá sempre excesso de recursos.

O Google App Engine permite que você concentre em seu negócio, oferecendo uma plataforma completa para o desenvolvimento, release e manutenção de suas aplicações. O App Engine gerencia o ambiente em que sua aplicação é executada, evitando que você tenha que se preocupar com infra-estrutura.

Python é uma linguagem dinamicamente tipada, interpretada e que acelera o processo de desenvolvimento. A sintaxe da linguagem incentiva à escrita de um código simples e eficiente. Se tratando de desenvolvimento para a Web, existem diferentes frameworks que podemos utilizar, entre eles Django, web.py, Flask, e muitos outros compatíveis com a especificação WSGI.

Por ser uma linguagem muito popular, Python foi a primeira runtime suportada no App Engine. Combinando a agilidade do desenvolvimento em Python, com a simplicidade e escalabilidade do App Engine, é possível desenvolver uma aplicação altamente escalável em poucas horas.

Para quem é este livro

Este livro é um tutorial resumido que irá guiá-lo nos primeiros passos com o Google App Engine e com a linguagem de programação Python.

Apesar de não ter como objetivo principal ensinar lógica de programação, esperamos que o livro auxilie quem está iniciando com o desenvolvimento web a dar seus primeiros passos.

Material de apoio

O livro conta ainda com um material de apoio online, disponível como um repositório no Github: https://github.com/orangeinstitute/tutorial-app-engine-python

Você pode utilizar o Git para fazer o checkout do código de exemplo, ou utilizar a interface web do Github para baixar o código do projeto como arquivo compactado.